PremiacaoIntel iComp

A equipe composta pelos alunos Gabriel Alisson Costa Queiroz, João Victor Lima Lopes e Rosmael Colsoul de Miranda, todos do curso de Engenharia da Computação, com orientação do professor Dr. Raimundo da Silva Barreto, do Instituto de Computação da UFAM, ganharam na última Competição Intel de Desenvolvimento de  Sistemas Embarcados, evento conjunto com o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC’2016), o prêmio de menção honrosa pelo projeto “MARIS - Automation and Management of Aquaculture System”. O projeto MARIS tem como objetivo principal a automação da coleta de dados usando diversos sensores (pH, oxigênio dissolvido, turbidez, chuva e temperatura da água), do gerenciamento via Internet e da atuação em tanques de piscicultura, principalmente da qualidade da água que é de suma importância em qualquer criação e para o sucesso da produção.

Este prêmio é uma forma de reconhecimento pela contribuição, dedicação e qualidade do projeto. Este ano, a Competição Intel foi realizada de 01 a 04 de novembro, em João Pessoa-PB. O objetivo da competição é proporcionar a oportunidade de desenvolver sistemas inteligentes e inovadores, além de contribuir para a evolução deste segmento da computação no Brasil. No total, foram mais de 300 projetos submetidos dos quais 57 foram aprovados, mas somente 45 foram apresentados na Competição. Todos os projetos apresentados tinham alta qualidade e eram fortes concorrentes. Além deste, a UFAM teve mais cinco projetos aprovados, pouco mais de 10% dos projetos, o que foi considerado um grande feito para a nossa Universidade. O projeto MARIS é uma iniciativa do Instituto de Computação (IComp) e teve o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS) da UFAM.

Tendo em vista o lançamento da campanha institucional "Ufam, eu cuido" que ocorrerá no dia 17 de outubro, às 16 h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus Universitário Manaus, a PROTEC encerrará seu expediente às 15 horas.

UFAM EuCuido icones

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica estará coordenando o IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (IV EBPC) nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016 (08 as 17h). Em virtude da realização deste evento, a PROTEC avisa que terá suas atividades transferidas para o CAUA (sede) nas referidas datas.

Coordenação Geral

Os participantes receberão aporte financeiro, além de um pacote de serviços que incluem treinamentos, assessoria, mentoria, acesso a tecnologias e suporte a atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação

Estão abertas, até o dia 20 de agosto de 2016, as inscrições para a segunda rodada do Programa de Economia Criativa. O objetivo é apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos inovadores na região amazônica. A ação é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de empreendimentos Inovadores (Anprotec), Samsung e pelo Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI).

Mais informações: http://portaldoamazonas.com/programa-de-economia-criativa-convoca-startups-da-amazonia

IMG 20160811 WA0003