lattes oficina

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) promove em novembro a Oficina de Preenchimento e Atualização do Currículo LattesA capacitação terá certificação de 4 horas, e será realizada no Laboratório de Informática do Centro de Educação a Distância  (CED), no Setor Sul do Campus Universitário (Bloco N).

Os participantes poderão levar seus comprovantes de publicação, trabalhos técnicos, certificados de eventos e outros materiais para a as atividades práticas de preenchimento e atualização que serão realizadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante a Oficina, nos seguintes horários e datas:

- 10/11/2017 (08h às 12h e 13h às 17)

- 21/11/2017 (08h às 12h e 13h às 17h)

- 23/11/2017 (08h às 12h e 13h às 17h)

- 24/11/2017 (13h às 17h)

- 27/11/2017 (13h às 17h)

Ministrantes:

Profº Genilson Pereira Santana (Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química - UFMG)

TAE Samuel Vinente (Mestre e Doutorando em Educação Especial - UFSCar)

Mais informações pode ser obtidas pelo telefone: (92) 3305-1758 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

IMG 3511

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) participa, entre os dias 26 e 28 de setembro, do Simpósio Internacional de Logística Humanitária (AmazonLog Expo 2017), realizado no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques. O objetivo do evento é promover discussões sobre a viabilização do apoio às populações civis afetadas pelo narcotráfico e terrorismo, além da assistência aos refugiados de países em situação de crise político-econômica. 

Além de representantes da Protec, participaram também representantes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), bem como professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Para a estudante do curso de  Pedagogia, Aline Sgarb, 18, que apresentou o projeto Pé Yara: mapa tátil do Amazonas, foi gratificante participar do Simpósio. Para ela, "esse tipo de ação possibilita que se mostre à população o desenvolvimento dos projetos de tecnologia e a missão da Ufam perante à sociedade".

O professor Walter Ricardo Brito, do Departamento de Química (ICE), também expôs no stand da Ufam, um protótipo relacionado a um sensor bioeletrônico, de baixo custo, que permite identificar a prevalência da malária nos municípios do Amazonas. De acordo com ele, a participação da Universidade no evento é importante "pois mostra para a comunidade alguns dos mais importantes avanços na área de tecnologia, sensores e energias renováveis".

Representando a Proext, Lisandro Mamud, 27, sinalizou a importância de expor projetos na área do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Para ele, torna-se cada vez mais necessário que a Universidade se expanda, assim "a integração sociedade-universidade é fator primordial para o desenvolvimento de toda sociedade amazonense. A participação da Ufam no AmazonLog tem um papel significativo para realmente ultrapassar fronteiras".

Apresentando materiais didáticos e publicações realizadas no âmbito da Protec, o Técnico em Assuntos Educacionais Samuel Vinente, 25, frisou que é fundamental disseminar para a comunidade os trabalhos de inovação tecnológica desenvolvidos na Ufam. Dessa forma, "o espaço é rico, pois potencializa significativo intercâmbio entre a Ufam e empresas interessadas no que é  produzido pela Universidade", frisou o servidor. 

 

Premiao no Mxico

O Observatório de Economia Criativa do Amazonas (Obec), vinculado à Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), foi agraciado com o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado na Sessão Temática "Educación para la transformación hacia una sociedad sustentable", na cidade de Maztlán, no México. 

O trabalho intitulado "Red Académica para el fortalecimento de la investigación de la economía creativa en la Amazonia" foi apresentado no I Simposio REOALCEL - Estudios em Organizaciones Públicas, Privadas y Sociales em América Latina y El Caribe.

Participaram do evento as representantes da Protec, Profª. Drª. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves e a servidora Nerine Lúcia Carvalho.

O Obec foi o primeiro Observatório de Economia Criativa lançado no Brasil e teve como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visam contribuir significamente para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Economia Criativa.

Além disso, tem como proposta a formulação, implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, apoiando ações criativas de profissionais e micro e pequenos empreendimentos.

 

Protec em Parintins 1Entre os dias 13 e 15 de setembro do corrente ano, a Profª. Drª. Andrea Viviana Waichman, diretora do Departamento de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica, participa do I Seminário de Empreendimentos Criativos na Amazônia.

O evento que está sendo realizado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-UFAM) em Parintins-AM, reúne palestrantes de diversos estados brasileiros, pesquisadores, empreendedores e representantes do Poder Público.

O seminário integra ações da Incubadora Amazonas Indígena, financiada pelo Ministério da Cultura. Todas as informações referentes ao evento e aos produtos da Incubadora, podem ser acessadas pelo aplicativo "Incubadora Amic", disponível no Google Play.

 

 

SNCT 2017

 

A 1ª Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM e V Semana de Ciência e Tecnologia do ICE serão realizadas entre os dias 23 e 27 de outubro, apresentando como tema "Matemática está em tudo: integrar para construir". O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em decorrência da aprovação de projeto na chamada MCTIC/CNPq 02/2017.

O objetivo da semana é estimular a curiosidade e motivar a comunidade a discutir as implicações sociais da Ciência, aprofundando seus conhecimentos científicos e tecnológicos, de modo a fortalecer o vínculo entre a Universidade e a população e em particular, com os professores e estudantes da Escola Básica para a busca da melhoria na qualidade do ensino para o estado do Amazonas.

A programação da Semana contempla um conjunto de atividades que propiciam à população a percepção das inúmeras aplicações que a conhecida “ciência da ciência” pode proporcionar. Sendo assim, vários eventos estarão incorporados à Semana, dos quais destacamos o V Desvendando as Ciências Forenses: a Perícia, o Meio Ambiente e os Números; a II MidiArte - Maratona Interdisciplinar de Arte; a Semana da Química; o Projeto Cosmos; a Semana da Física; a Semana da Geologia e o 1º Festival de Inovação e Criatividade do Amazonas.

De acordo com a coordenadora geral do evento, Profª. Drª. Marisa Almeida Cavalcante, "a semana busca propiciar que a população possa aprender de modo divertido e descontraído em espaços absolutamente integradores com exposições interativas de diversas áreas do conhecimento. A semana é um modo descontraído e gostoso de construir conhecimento".

Até o dia 25 de setembro estará aberto o prazo para submissão de trabalhos científicos. Podem apresentar trabalhos em formato de comunicação oral e pôster, alunos de graduação ou pós-graduação, pesquisadores, professores da Educação Básica, do Ensino Técnico, Tecnológico e Superior e demais interessados.

O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Site da Semana. Participem!

Últimos Editais

Oportunidades

Oportunidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam dignissim lorem at lacus posuere, in rutrum magna elementum. Fusce congue Read More
  • 1
  • 2
  • 3