IMG 3511

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) participa, entre os dias 26 e 28 de setembro, do Simpósio Internacional de Logística Humanitária (AmazonLog Expo 2017), realizado no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques. O objetivo do evento é promover discussões sobre a viabilização do apoio às populações civis afetadas pelo narcotráfico e terrorismo, além da assistência aos refugiados de países em situação de crise político-econômica.

Além de representantes da Protec, participaram também representantes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), bem como professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Para a estudante do curso de  Pedagogia, Aline Sgarb, 18, que apresentou o projeto Pé Yara: mapa tátil do Amazonas, foi gratificante participar do Simpósio. Para ela, "esse tipo de ação possibilita que se mostre à população o desenvolvimento dos projetos de tecnologia e a missão da Ufam perante à sociedade".

O professor Walter Ricardo Brito, do Departamento de Química (ICE), também expôs no stand da Ufam, um protótipo relacionado a um sensor bioeletrônico, de baixo custo, que permite identificar a prevalência da malária nos municípios do Amazonas. De acordo com ele, a participação da Universidade no evento é importante "pois mostra para a comunidade alguns dos mais importantes avanços na área de tecnologia, sensores e energias renováveis".

Representando a Proext, Lisandro Mamud, 27, sinalizou a importância de expor projetos na área do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Para ele, torna-se cada vez mais necessário que a Universidade se expanda, assim "a integração sociedade-universidade é fator primordial para o desenvolvimento de toda sociedade amazonense. A participação da Ufam no AmazonLog tem um papel significativo para realmente ultrapassar fronteiras".

Apresentando materiais didáticos e publicações realizadas no âmbito da Protec, o Técnico em Assuntos Educacionais Samuel Vinente, 25, frisou que é fundamental disseminar para a comunidade os trabalhos de inovação tecnológica desenvolvidos na Ufam. Dessa forma, "o espaço é rico, pois potencializa significativo intercâmbio entre a Ufam e empresas interessadas no que é  produzido pela Universidade", frisou o servidor.